Sustentabilidade

A UFV apresenta à comunidade universitária, no seu terceiro ciclo de planejamento estratégico, a agenda de sustentabilidade em seu Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2024 a 2029, reforçando sua preocupação e compromisso com a utilização eficiente dos recursos e com o desenvolvimento sustentável.

No primeiro ciclo (2012-2017) e no segundo (2018-2023), foram estabelecidos objetivos e metas estratégicas relativas à sustentabilidade. Nesse período, várias ações foram realizadas no sentido de fortalecimento da agenda de sustentabilidade, que é reconhecida como uma questão estratégica para a formulação de políticas públicas, modelo de negócios e atuação social.

Para as instituições e corporações, a sustentabilidade passa a desempenhar papel central na cadeia de geração de valor. De acordo com a Cadeia de Valor da UFV, a sustentabilidade é considerada um macroprocesso de suporte, que, junto com os demais, proporciona qualidade aos produtos e resultados da Instituição gerados para a sociedade, a saber: alunos diplomados, publicações, atividades de extensão e cultura, propriedade intelectual e outros produtos e serviços. Além disso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental e para a Educação em Direitos Humanos são entradas importantes na cadeia de valor através dos macroprocessos de Gestão Acadêmica também vinculados à sustentabilidade.

Para além do aspecto de suporte, existem instrumentos que permitem entender a sustentabilidade como uma estratégia vinculada também aos macroprocessos de governança, como o Plano de Logística Sustentável da UFV, a adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública e a Instrução Normativa n° 01 de 2010. Esses instrumentos tratam de critérios de sustentabilidade na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras públicas, do incremento de questões relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em diversos rankings mundialmente relevantes, dentre outros instrumentos que impactam na comunicação e relações institucionais, no planejamento e orçamento, na gestão estratégica e nas avaliações institucionais.

A Instituição empenhou-se na realização de diversas ações ao longo do período de vigência do PDI 2018-2023, como a criação do Serviço de Recuperação de Equipamentos, que permitiu o desenvolvimento de um processo mais eficiente de avaliação das condições de equipamentos de TI antes de seu desfazimento, considerando sua possibilidade de recuperação e repasse para usos compatíveis; e a criação do Sistema Depósito Online, que também institucionalizou uma política de disponibilização interna de bens em condições de uso antes de seu desfazimento de forma transparente e efetiva. Algumas dessas ações foram realizadas conjuntamente entre órgãos e setores da UFV e setores parceiros, com resultados importantes vinculados aos ODS.

Ainda nesse sentido, a UFV tem adotado como prática a redestinação de reagentes em desuso e materiais de laboratórios, proporcionando condições seguras de uso antes do encaminhamento final como resíduos perigosos ou recicláveis. Vale ressaltar que os laboratórios de diferentes setores da Instituição têm adotado ações buscando minimizar os impactos negativos de suas rotinas, em consonância com os ODS 12 e 11, no sentido de reduzir a demanda por recursos naturais e a geração de resíduos perigosos e não perigosos.

Algumas ações de governança também têm contribuído para a sustentabilidade da Instituição, como a elaboração do Plano de Logística Sustentável, dividido em nove eixos que abordam desde questões de gestão de dados à implementação de estruturas para melhoria de práticas ambientais da UFV, vinculadas a 10 ODS distintos. Além disso, recursos de vários editais referentes à extensão são destinados a projetos associados aos ODS.

No que diz respeito às práticas ambientais adotadas, destacam-se os seguintes avanços alcançados:

  •    – menor índice de consumo de água per capta da série histórica (excluindo-se os anos de pandemia), 40 L/hab.dia;
  •    – destinação de 3,4 milhões de quilogramas de resíduos à reciclagem desde 1995;
  •   – implementação do Conceito de Gestão Lixo Zero nas Unidades de Moradia Estudantil e compostagem de 12 toneladas de resíduos na primeira iniciativa institucional;
  •    – diversificação da matriz energética com instalação de usinas de produção de energia fotovoltaica nos três campi;
  •    – ampliação da digitalização de serviços que reduziram a geração de resíduos, consumo de combustíveis e tempo de trabalho;
  •    – modernização da infraestrutura, com instalação de faixas elevadas, rampas e elevadores para acessibilidade e ciclofaixas para mobilidade urbana não poluente e segura;
  •    – início da recuperação de áreas florestais no Centev e no Campus Viçosa.

Além disso, pode-se ressaltar que diversas ações geraram impactos significativos para a sociedade no período de 2018 a 2023. As ações vão desde a aquisição de alimentos da agricultura familiar, abertura de espaços para práticas orientadas de esporte, destinação de resíduos recicláveis para as associações de catadores do município e o acompanhamento da qualidade da água e das condições de esgoto em parte da Bacia do Ribeirão São Bartolomeu. Essas são algumas das ações que a UFV tem realizado em consonância com a Agenda 20-30 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas.

Dessa forma, entende-se a importância de institucionalizar as práticas de sustentabilidade e os mecanismos de inserção dessas rotinas em todas as atividades e instâncias da UFV.